A TRAGÉDIA DA VIOLÊNCIA NO BRASIL

A TRAGÉDIA DA VIOLÊNCIA NO BRASIL
O AUMENTO DA VIOLÊNCIA NO ÂMBITO DA SOCIEDADE BRASILEIRA TEM GERADO VÁRIAS E GRAVES CONSEQUÊNCIAS, TANTO PARA AS PESSOAS, COMO PARA AS FAMÍLIAS E TAMBÉM PARA O ESTADO E AS DEMAIS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS.
HISTORICAMENTE O COMPORTAMENTO VIOLENTO SEMPRE ESTEVE PRESENTE NAS RELAÇÕES ENTRE HUMANOS, NOS CONFLITOS DE GÊNERO E NAS RELAÇÕES GRUPAIS. OS RESULTADOS DESSAS AÇÕES AGRESSIVAS SEMPRE MOSTRARAM QUE OS MAIS DESPROTEGIDOS, SOFRERAM MAIS; CRIANÇAS, MULHERES E IDOSOS FORAM OS MAIS ATINGIDOS.
UM OLHAR MAIS ANALÍTICO E DETIDO SOBRE OS VÁRIOS PADRÕES DE VIOLÊNCIA NOS REMETE AO PRECÁRIOPROCESSO DE FORMAÇÃO EDUCATIVA DE NOSSA SOCIEDADE, POIS SEMPRE PREVALECEU A ÓTICA MACHISTA, RACISTA E INDUTORA DE PRÁTICAS QUE REFORÇARAM, AO LONGO DO TEMPO, A DESIGUALDADE DE DIREITOS E OBRIGAÇÕES.
A HISTÓRIA RECENTE DE NOSSO PAÍS REVELA MUDANÇAS ESTRUTURAIS EM VÁRIOS PADRÕES COMPORTAMENTAIS EM MUITOS SEGMENTOS DA SOCIEDADE BRASILEIRA E MUITAS CONQUISTAS SOCIAIS PODEM SER CELEBRADAS. ENTRE ELAS, AS GARANTIAS CONSTITUCIONAIS DE DIREITOS CIVIS.
CONTUDO, A PRÁTICA SOCIAL NÃO DEMOSTRA TANTOS AVANÇOS ASSIM, POIS OS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA, EM TODO TERRITÓRIO NACIONAL, ATINGEM PATAMARES INACEITÁVEIS, JÁ QUE SÃO ELIMINADOS DO CONVÍVIO SOCIAL MILHARES DE MULHERES E ADOLESCENTES.
 ESSA REALIDADE COMPROMETE O SUCESSO DE QUALQUER PROJETO DE NAÇÃO, POIS FERE MORTALMENTE DUAS ESTRUTURAS SOCIAIS DECISIVAS PARA O FUTURO DE UM PAÍS: MÃES E FILHOS.
PRÁTICAS CRIMINOSAS VINCULADAS AO NARCOTRÁFICO, ATINGEM MILHARES DE JOVENS, QUE PASSAM A SOBREVIVER DEBAIXO DE NORMAS CRIMINOSAS E DESCOMPROMISSADAS COM OS MAIS ELEMENTARES DEVERES DE CIDADANIA: PRESERVAR A PRÓPRIA VIDA E A DO PRÓXIMO, ALÉM DE GARANTIR A MANUTENÇÃO DOS PATRIMÔNIOS PÚBLICOS E PRIVADOS.
A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER COLOCA O BRASIL ENTRE O PAÍSES MAIS LENIENTES EM RELAÇÃO À PUNIÇÃO E PREVENÇÃO DESSAS PRÁTICAS, ONDE O ÓDIO MACHISTA E OS ABUSOS SEXUAIS MAIS DEPLORÁVEIS SÃO CORRIQUEIROS.
INEGAVELMENTE A VIOLÊNCIA NO BRASIL ATINGE NÍVEIS INACEITÁVEIS NUMA DEMOCRACIA, CUJOS VALORES DE PRESERVAR A VIDA E RESPEITAR OS DIREITOS DO PRÓXIMO NÃO VIGORAM.
A BANALIZAÇÃO DA VIDA, MOSTRA A  CRUELDADE DE UMA REALIDADE SOCIAL QUE ANULA TODOS OS SONHOS DE UM PAÍS PROMISSOR E IGUALITÁRIO EM DIREITOS DE CIDADANIA.
O DOMÍNIO DO NARCOTRÁFICO E SUA PERVERSA LÓGICA DE MERCADO, QUE CAPTURA A JUVENTUDE PELO VÍCIO E PELA INDUÇÃO AO CRIME, REVELA O QUANTO O ESTADO E MUITAS FAMÍLIAS ESTÃO FALHANDO NA FORMAÇÃO DE SEUS FILHOS E COMPROMETENDO POTENCIALMENTE PROJETOS ESTRATÉGICOS NACIONAIS.
QUE SOCIEDADE PODE SOBREVIVER DOMINADA PELO CRIME, PELO VÍCIO E PELAS DOENÇAS DECORRENTES DESSE ESTILO DOENTIO DE VIDA?
É HORA DE MELHORAR AS PRÁTICAS DE GESTÃO E INTEGRAR AS AÇÕES SOCIAIS, EDUCATIVAS E DE SEGURANÇA PÚBLICA COM FOCO NO FUTURO. SOMENTE ASSIM, NO MÉDIO PRAZO, PODE-SE VISLUMBRAR MUDANÇAS ESTRUTURAIS E A MELHORIA NAS RELAÇÕES SOCIAIS, COM MAIS FRATERNIDADE 

0 Comentários

Deixar uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*